Vídeos mostram grandes produtores do agronegócio desperdiçando frutas e legumes
- forumfdc
- Mar 1
- 2 min read
Tem circulado recentemente nas redes sociais, vídeos feitos desde o final do ano passado de grandes produtores do agronegócio jogando fora alimentos que não foram comercializados por diversos motivos, entre eles o lucro e preço da mercadoria.
Para falar sobre este assunto ouvimos Débora Nunes da direção nacional do MST: “Estão circulando nas redes vídeos de grandes produtores do agronegócio desperdiçando alimentos, isso mesmo: alimento indo para o lixo, são vídeos que nos revoltam, sobretudo, porque ainda vivemos em um país em que existem milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome todos os dias, mas esses vídeos que impactam e revoltam são mais comuns do que a gente imagina e revelam de fato a verdadeira face do agronegócio”, afirma ela.
Segundo Débora o agronegócio compreende que o alimento é uma mercadoria e quando esta mercadoria não é absorvida pelo mercado, no preço que ele projetou para aquela safra, ele decide destruir, colocar alimentos no lixo, sem responsabilidade e compromisso com o povo brasileiro, mesmo sendo um modelo que acessa volumosos recursos, políticas públicas e benefícios do estado brasileiro, que é sustentado pelo trabalhador e trabalhadora.
A dirigente afirma que diferente do que o agronegócio tem feito, a agricultura familiar tem dado lições de como se deve produzir alimentos saudáveis, comercializar, fazer está produção circular, e como também exercitar a solidariedade, compartilhando alimentos com aqueles que precisam, nas cidades, periferias, favelas e cidades e povoados.
De acordo com ela, isso tem sido feito pela agricultura familiar mesmo muitas vezes sem acesso às políticas essenciais para o avançar na produção de alimentos saudáveis em escala, quantidade, diversidade para poder transformar o país efetivamente soberano na produção de alimentos com preços justos para quem produz, mas também com preço acessível por quem compra esses alimentos na cidade.
“O MST tem feito isso nos últimos anos produzido alimentos saudáveis, feito esses alimentos chegarem na mesa do povo e também partilhado em ações de solidariedade, campanhas de solidariedade com muita gente que não tem o que comer. Por isso, abrace a reforma agrária, é essencial fortalecer a agricultura familiar e reforma agrária, partilhando a terra para quem dela precisa, garantindo crédito e todas as condições estruturais para que a gente possa seguir produzindo alimentos saudáveis e fazendo com que esse alimento chegue na mesa da nossa sociedade”, ressalta Débora Nunes.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “Centenário de Altamiro Carrilho: homenagem ao virtuose da flauta”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments