top of page

PRAÇA OCAPEGUÁ ESTÁ ABANDONADA E SEM MANUTENÇÃO HÁ 6 MESES

  • forumfdc
  • Apr 1, 2023
  • 3 min read

Updated: Apr 9, 2023

Reportagem: Caroline Rossetto


Em 2020, antes da pandemia do COVID-19, em ação com a Prefeitura de São Paulo e a SubPrefeitura Penha plantaram cerca de 40 mudas de árvores ao redor, em uma ação compensatória, para não ter um déficit em relação às que foram removidas.


Em agosto de 2022, a SubPrefeitura atendendo a uma demanda antiga dos moradores, plantou um jardim de chuva para que pudesse conter as águas fortes das chuvas e evitar futuras enchentes.


Os moradores do entorno há tempos pedem por melhorias. A praça, que contém uma quadra de futebol bem grande e equipamentos de ginásticas estão abandonados. A última intervenção da Prefeitura na praça, foi a construção do jardim de chuva que foi fixado no lugar errado e os problemas de enchente continuam. É o que diz a auxiliar administrativo Ariadne Aparecida:


“Eu frequento essa praça faz muito tempo. Eu venho aqui no meu horário de almoço. Uma coisa que precisa melhorar bastante é o mato que está bem alto e quando chove, fica tudo alagado e demora bastante para secar. Então, fica uma lama só. É bem complicado. E quando as crianças vem brincar aqui não consegue muito, por causa do piso que fica escorregadio. Acho que precisa também dar um podada nas árvores, até por causa do meio ambiente e para respirar ficar bem melhor. Não resolveu a construção do jardim de chuva, principalmente nessa parte da Rua Calim Eid. Sempre alaga bastante. A situação é bem crítica”, diz ela.


Ela também diz que desde que começou a frequentar o local, não há serviços de reparo e nem limpeza. O mato está bem alto, as lixeiras estão cheias e não são trocadas faz um tempo e o chão está cheio de lixo. A quadra de futebol não tem um piso correto e os aparelhos de ginástica não estão adequados para uso.


Uma das moradoras do entorno, Adriana da Silva, afirma que é uma das únicas áreas de lazer da região e que não dá para se deslocar a um Parque Ibirapuera ou a um Parque do Carmo para descansar.


“Eu sempre frequento a praça e levo o meu pet para passear. Já tem alguns meses que a Prefeitura não vem mais limpar a praça. O mato está tomando conta, principalmente nas áreas de recreação das crianças; o playground. E as crianças estão deixando de brincar por causa disso. Desde novembro não vejo mais ninguém fazendo limpeza ou podando as árvores. Infelizmente, é a única área de lazer que tem para todo mundo vir aqui ou brincar, principalmente no final de semana e agora só serve para moradores de ruas ou pessoas que acabam utilizando a praça para coisas ruins. Precisa de manutenção e pintura. A praça precisa ser preservada. Está certo que a população não ajuda, já que as pessoas jogam lixo no chão e as lixeiras estão cheias”


“00:06 a 01:31”


No entorno, há um cartaz bem visível com os dizeres “vizinhança solidária”. Adriana reclama que a vizinhança está preocupada em evitar assaltos e com o bem patrimonial, mas não vê qualquer movimentação para melhorias no entorno.


O QUE DIZ A SUBPREFEITURA:


Entramos em contato com a SubPrefeitura e eles nos informaram que essa é uma demanda antiga e que muito em breve, a solicitação será atendida.


A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto "Semente Crioula" e a Cultura Popular da Zona Leste. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.



 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page