top of page
Search

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, O PREFEITO RICARDO NUNES VISITA O PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Reportagem: Caroline Rossetto



No último dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou o Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo.


Conforme um estudo encomendado pela própria Prefeitura, a conhecida “selva de pedra”, não seja tão seja tão de pedra assim. O estudo aponta que a cidade tem quase 55% de áreas verdes espalhadas em todas as regiões. O que significa uma melhora significativa nas condições meteorológicas, qualidade do ar, redução de temperaturas e poluição e também uma melhora significativa de cursos de rios e saúde da água.


Essa marca ultrapassou o Programa de Metas a ser conquistadas pelo Governo da capital e é um compromisso estratégico divulgado no Plano Diretor que trouxe diretrizes para o chamado “Plano Verde” que é um plano de Conservação de matas e parques na cidade e a Recuperação da Mata Atlântica. Ao fazer o anúncio da meta cumprida, o Prefeito Ricardo Nunes citou ainda dois prêmios conquistados em março deste ano: Cidade Árvore do Mundo (Tree Cities of the World) e o de Capital Verde, pelo Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), do ano passado. Ricardo Nunes ainda diz:


“A gente chegou a 54,14% de área de cobertura vegetal. Isso é uma importância muito grande. Ainda mais na data de hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a gente precisa ter essa conscientização da relação das áreas. E junto com o governador do Estado, o Tarcísio, a gente precisa proteger a questão das invasões. Tem toda essa questão de cuidar das áreas de desmatamento, mas também de ampliar o plantio de cobertura. É um grande avanço para a cidade e precisamos ter consciência para mantermos essas áreas de conservação. Temos 111 parques, vou inaugurar mais 5 parques até o final do ano que vem. Em questão dos ônibus; vai haver uma troca e grande parte da frota será de ônibus elétricos que não serão poluentes. É a cidade de São Paulo fazendo um papel muito importante com toda a sua população conscientizada do ponto de vista de conservação ambiental”, afirma.


Ricardo Nunes ainda afirma que o mantém um rigoroso mapeamento de cuidado com as áreas verdes da capital: a Prefeitura tem usado drones, helicópteros, satélites e inteligências artificiais para monitorar e descobrir áreas de desmatamento em áreas da cidade de São Paulo.


Com a plantação de 180 mil mudas de árvores ajudou a aumentar o bioma e a crescer a Mata Atlântica da região.Esse impacto foi muito importante para essa crescente, ajudando o bem estar da população. Uma das medidas a serem adotadas até 2050, é a adoção da questão da da emissão de carbono e uma melhor equidade na distribuição de benefícios à população.


A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto Itamar Assunção e o bairro da Penha”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


bottom of page