top of page
Search

NO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM A SUBPREFEITURA PENHA REALIZA OFICINAS E RECICLAGEM SOBRE MEIO AMBIENTE

Reportagem: Caroline Rossetto



Na quarta-feira, dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. Essa data foi instituída pela ONU ( Organização das Nações Unidas), para conscientizar a população mundial a buscar um equilíbrio, fazer reflexões e reeducar as pessoas a fazer o descarte correto de lixo e de itens que consumimos, para que o planeta possa continuar existindo de forma saudável.


Segundo pesquisas da organização do Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás da Índia, China e Estados Unidos. Das quase 12 mil toneladas de lixo produzidas anualmente, um pouco mais de 2% é encaminhado para a reciclagem.


A SubPrefeitura Penha realiza constantemente ações de preservação ao meio ambiente e incentiva diariamente, a população a descartar e entender para onde vão os objetos que não tem mais utilidade. Espaços como Hortas comunitárias, viveiros, ecopontos e pontos verdes são alguns dos lugares em que a população do bairro e arredores pode conhecer e buscar mais informações como ter uma vida mais arejada e saudável.


Na última quarta-feira, a SubPrefeitura junto com Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, organizou uma exposição e oficina sobre Reciclagem e Meio Ambiente, onde monitores puderam explicar mais sobre o futuro do meio ambiente e ao final, entrega de plantas e flores, como a terramicina. E o Janderson Santos, agente ambiental da Prefeitura de São Paulo nos explica melhor sobre essa ação:


“Hoje estamos fazendo uma atividade de oficina de reciclagem para a comunidade, usando garrafa pet, fazendo uma oficina de plantio. Qual é o intuito? A gente pega as mudas que ganhamos da prefeitura; totalmente gratuita, o adubo e com a garrafa pet que seria jogada inadequadamente no meio ambiente, fazemos os vasos reciclável. Falamos também sobre as orientações do ecoponto que nós temos em cada setor do bairro, da Vila Matilde e Penha. Nós orientamos os munícipes a jogarem os seus resíduos no lugar certo e fazendo reciclagem todos os dias dentro de casa, evitando o uso de aterro sanitário ou os córregos que ocasionam as enchentes”, diz ele.


A reciclagem não é a única medida que pode ser adotada para que o consumo de lixo seja diminuído. É um importante papel, que apesar da diminuição de dejetos, a procura por novas matérias-primas também diminui. Todo um processo de geração de lixo, coleta e processamento resulta em desastres ecológicos, desigualdade social e diversos problemas sociais, ambientais e econômicos.


Além dessas iniciativas ecológicas, a SubPrefeitura Penha também tem programas “verdes” como coleta de pneus, o programa ADOTE UMA PRAÇA, preservação de nascentes e escolha de zeladores de praças, de tempos em tempos.


A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto Itamar Assunção e o bairro da Penha”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.





bottom of page