Ministro da Saúde comenta impactos na área da saúde após ataque dos Estados Unidos à Venezuela
- forumfdc
- 4 hours ago
- 2 min read
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, falou sobre os impactos na área da saúde provocados pelo ataque dos Estados Unidos à Venezuela, ocorrido no dia 2 de janeiro. Segundo ele, as consequências do conflito vão além do território venezuelano e podem afetar a região como um todo, especialmente os países que fazem fronteira com o país.
De acordo com informações confirmadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o ataque destruiu um centro de distribuição de medicamentos e de insumos para diálise localizado no estado de La Guaira, na Venezuela. A destruição da unidade pode provocar desabastecimento imediato de insumos essenciais nos próximos dias.
“Atualmente, cerca de 16 mil venezuelanos realizam diálise como tratamento regular, e esse centro de distribuição foi completamente destruído”, afirmou o ministro. Padilha alertou para o risco de agravamento da situação de saúde no país vizinho caso não haja uma resposta rápida da comunidade internacional.
Segundo o ministro, a OPAS e a OMS já articulam uma mobilização entre os ministérios da Saúde dos países da região para viabilizar apoio emergencial, incluindo o envio de medicamentos e insumos. O Brasil, segundo ele, está preparado para colaborar, se necessário.
Padilha relembrou ainda a ajuda prestada pela Venezuela ao Brasil durante a crise da Covid-19 em 2021, quando o país enviou 135 mil metros cúbicos de oxigênio para Manaus, em um momento crítico de colapso do sistema de saúde local. “Essa solidariedade precisa ser permanente”, destacou.
O ministro enfatizou que o apoio à população venezuelana é fundamental não apenas por razões humanitárias, mas também por uma questão de saúde pública regional. “Se não ajudarmos, nós também seremos afetados, porque fazemos fronteira com esse país. Tudo o que impacta a saúde do povo venezuelano rapidamente afeta o Sistema Único de Saúde do Brasil”, afirmou.
Por fim, Padilha ressaltou que o objetivo do governo brasileiro é proteger tanto a população brasileira quanto todas as pessoas que vivem no país diante dos possíveis impactos do conflito na área da saúde.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “Cassino digital : como as redes sociais viciam a audiência!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments