top of page

A PREFEITURA DE SÃO PAULO INAUGURA A PRIMEIRA UNIDADE DE HABITAÇÃO SOCIAL PARA MORADORES DE RUA.

  • forumfdc
  • Jan 6, 2024
  • 2 min read

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

No dia 28 de dezembro de 2023, às vésperas do ano novo, o prefeito Ricardo Nunes, inaugurou a primeira Hospedagem Social voltada para moradores de rua e pessoas sob vulnerabilidade social. O novo empreendimento é voltado para aquelas pessoas que estão inseridas de alguma forma no mercado de trabalho ou que estão procurando emprego.

 

Localizado no Centro da capital, esse novo serviço é direcionado para aquelas pessoas que não conseguem se adaptar ao velho sistema dos Centros de Acolhimentos já existentes na capital.

 

O novo hotel conta com mil vagas, sendo 208 delas direcionadas para pessoas que estão na categoria modalidade 1, que são pessoas consideradas sozinhas ou casais sem filhos. Esse serviço também atende famílias com filhos. Nesse caso, serão distribuídos, um quarto cada. O restante, tem o quarto compartilhado com até 4 pessoas por cômodo.

 

O Prefeito Ricardo Nunes, contou um pouco mais sobre essa inauguração e como será o funcionamento:

 

“E hoje, mais um serviço dentro desse cardápio de serviços para a gente poder ofertar paras pessoas em situação de rua, que é o serviço de Hospedagem Social. São mais 1000 vagas que a gente tem distribuído em quatro serviços. Esse é um deles com 208 vagas, para as pessoas virem de forma muito rápida, para serem acolhidas. Tem o café da manhã, o jantar, a cama com colchão bom, com travesseiro bom, local para guardar seus pertences, banheiro com toalha, shampoo, escova de dente e pasta de dente. Tudo aquilo que as pessoas precisam de forma imediata para usar e voltar a ter a sua dignidade. A gente vai continuar ampliando, Já passamos de 25.000 vagas na cidade e estamos ampliando”.

 

Essa nova modalidade também inclui profissionais de diversas áreas como: assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, entre outros, que estão à disposição dos futuros moradores do centro de acolhidas.

 

Os acolhidos terão uma estadia inicial de três meses no equipamento. De acordo com a equipe técnica, essa permanência pode se estender por mais dois anos, estudando o comportamento e demais critérios a serem atendidos.

 

O prefeito, também disse em coletiva, que a partir de 2024, terá um novo sistema que fará um mapeamento completo para que se tenha um número exato, de pessoas em situação de rua e similares.

 

Atualmente, São Paulo, conta com 36 hotéis sociais, espalhados pela cidade de São Paulo e que chegam a quase 5.000 vagas de acolhimento. Todos eles acolhem de forma individual, idosos, mulheres que sofreram abusos ou violência doméstica e pessoas LGBTQIA+ . Estes hotéis, além de acolherem quem precisa, também propõe a reconstrução de laços familiares, propondo atividades culturais, de lazer e socioeducativas e também fortalecendo vínculos sociais e recuperando a dignidade, autonomia e auto-estima.






A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page