top of page
Search

A HISTÓRIA DA VANGUARDA DO DESIGN JAPONÊS INVADE A AVENIDA PAULISTA

Reportagem: Caroline Rossetto

Invenções que desbravaram o mundo. A Japan House, localizada na Avenida Paulista, apresenta a mostra "Design Museum Japan", que investiga o design japonês, presentes no cotidiano nipônico, desenvolvidos há mais 10 mil anos, que atravessou continentes, influenciando designers no mundo inteiro, incluindo o Brasil.


Organizada pelo canal de TV público japonês, NHK, foram coletadas histórias de vida e experiências em sete províncias japonesas e faz parte de um modelo itinerante de exposições que contemplou São Paulo nessa viagem, antes de seguir viagem para Londres, na Inglaterra e Los Angeles, nos Estados Unidos.


Como não existe um museu dedicado ao design no Japão, a questão " O que é design para você?" instiga a curiosidade das pessoas. Ainda mais, quando reúne objetos do cotidiano japonês e que hoje, se tornou algo tão presente na cultura brasileira.


A exposição pode ser considerada um sucesso. A quantidade de público aos finais de semana deixam a Japan House intransitável e segue o mesmo caminho durante a semana. A estudante Gabriela Ometto, adorou a exposição:


"Eu adorei a exposição por que eu não conhecia muito a cultura japonesa. E eu estou achando legal conhecer mais sobre as roupas, a parte dos piões e brinquedos. A parte das roupas, eu achei interessante por que elas foram feitas com vários tecidos diferentes, meio que para proteger a pessoa que está vestindo. Eu não conhecia nenhum artista daqui. É a primeira vez que eu vejo", diz ela.


E promover o conhecimento é um dos pilares da curadoria dessa exposição. A intenção é resgatar a percepção do design japonês em nossa vida cotidiana e o quanto temos em comum com eles. Essa percepção não havia sido notada anteriormente pela estudante Ana Beatriz Palon, que vem de família oriental:


"Eu estou adorando a representatividade que estão dando para outras culturas e a forma que eles estão expondo. Eu já conhecia a cultura japonesa porque a minha família é japonesa. E ver as comidas típicas sendo representadas em lagos e florestas é algo muito legal'. afirma a estudante.


A maioria dos artistas expostos tem uma ligação bem forte com o Brasil e já foram temas de exposições anteriores na Japan House.


Vale lembrar que a entrada é gratuita e que o local fica na Avenida Paulista, em frente a Casa das Rosas, estação Brigadeiro do metrô.

Horário de Funcionamento: Das 08h00 às 18h00 - De 3as às 6as feiras // Sábados: Das 09h00 às 19h00 // Domingos e Feriados: Das 09h00 às 18h00

Até 11 de junho de 2023.


A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto Itamar Assunção e o bairro da Penha”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


bottom of page