UM NOVO JARDIM DE CHUVA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO NO CANGAÍBA.
- forumfdc
- May 15, 2023
- 2 min read
Reportagem: Caroline Rossetto
Há cerca de um mês, a rua São Florêncio, no Cangaíba, se prepara para ganhar um novo jardim de chuva.
A SubPrefeitura Penha viu a necessidade dessa nova construção, por causa do grande volume de chuva. Como o espaço é uma ladeira, com uma grande movimentação de carros dia e noite, a água costuma ir para às margens do Rio Tiquatira, facilitando possíveis e futuras enchentes.
Esse novo jardim de chuva veio em boa hora e recebido com felicidade para a vendedora Marlene Keilt, que trabalha e mora na região:
“Eu estou nessa praça há 30 anos e já fizeram várias reformas e nada que ficou legal. Espero que, dessa vez, fique bom e que a gente veja um ótimo trabalho. A gente já sofreu muito com poeira e com barulho, mas creio que agora vai se resolver. Aqui não costuma encher de água. O problema é na Governador Carvalho Pinto e não vejo a hora de ver as plantas”, diz ela.
Os jardins de chuva são uma medida sustentável, que começou a ser adotada em todo o planeta, que funciona como uma espécie de esponja para conter a água de chuvas torrenciais em áreas urbanas e concretadas. O jardim ajuda a evitar enchentes e alagamentos, deixando o solo mais permeável, com a plantação de flores e plantas e conquistando uma paisagem mais bonita.
Esses jardins conseguem reter até 30% do nível pluviométrico, entre 12 a 48 horas do fim do temporal.
O jardim também é excelente para filtrar a água da chuva. Pois, a água que escorre de telhados, calhas, calçadas e outros, podem carregar diversos tipos de resíduos e sujeiras como venenos, fertilizantes, produtos químicos, lixos e demais bactérias. Com a ajuda dessa drenagem, ela é filtrada pela própria vegetação, antes de seguir o seu curso normal com uma drenagem subterrânea.
As pessoas que trabalham ao redor estão ansiosas para ver o jardim de chuva concluído que ainda não tem data certa para ficar pronto.
A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto “Itamar Assunção e o bairro da Penha”. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments