SERÃO DESTINADOS R$318 MILHÕES DE REAIS DE INCENTIVO A CULTURA NA CIDADE DE SÃO PAULO
- forumfdc
- Feb 13
- 2 min read
A Secretaria de Cultura de São Paulo financiará 70 projetos culturais na capital.
Reportagem: Caroline Rossetto
Na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Prefeitura de São Paulo anunciou um pacote de investimento milionário destinado ao incentivo à cultura e aos artistas desse setor. Foi anunciado que serão investidos R$318,8 milhões de reais em projetos que serão realizados em espaços públicos em todas as regiões da capital. Até então, é o maior investimento já realizado na cidade. Entre eles, estão projetos teatrais, dança, música, patrimônios culturais, cultura urbana, economia criativa, entre outros.
Em 2025, serão 75 editais de fomento e segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o fomento tem o objetivo de apoiar trabalhadores da área cultural, entre artistas, coletivos e demais organizações, além de valorizar a cultura periférica, divulgando e colocando no mapa cultural da cidade.
Dentro desses editais, estão o Mês do Hip-Hop, com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro, Prêmio Zé Renato de Teatro, Fomento ao Teatro e a Dança, a Radiodifusão Comunitária, Jornada do Patrimônio, Programa Vai 1 e 2, Programa de Artistas Educadores (PIA) e Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância, o PIAPI e o Programa Educacional.
O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), esteve no evento, junto com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente (MDB), que está há um mês à frente do cargo. Nunes, falou sobre os investimentos à arte na capital:
“O pessoal da cultura sempre falava isso: “Precisa ter fomento, precisa ter edital” e a possibilidade das pessoas terem acesso a cultura, então é isso que a gente vem fazendo procurando ampliar cada vez mais as possibilidade das pessoas aderirem aos editais. Não adianta a gente imaginar que vai ter o avanço da cultura, ou em qualquer área, se não tiver investimento”.
Totó Parente também falou sobre os projetos da Virada Cultural, cuja ideia é descentralizar as atividades :
“Vamos manter o modelo da Virada Cultural e de reforçar a periferia. Ter muita ativação na periferia, além dos palcos e dos nossos equipamentos, nós vamos fazer no Centro de São Paulo, uma grande virada. Então, será uma virada espetacular, tanto no Centro quanto na periferia de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Cultura ainda destacou o incentivo à novos talentos em todas as áreas e a democratização ao acesso à cultura para a população.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “Centenário de Altamiro Carrilho: homenagem ao virtuose da flauta”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments