Ricardo Zamora comentou sobre projetos para fortalecer o serviço de radiodifusão comunitária
Por Romulo Bonfim e Gabriel Nassif
O Forum Democracia na Comunicação recebeu, Ricardo Zamora, Secretário Executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, onde participou da entrevista com as emissoras de rádios comunitárias. Entre diversos assuntos, ele abordou as estratégias contra a desinformação e o fortalecimento da comunicação comunitária. O evento aconteceu na sede da instituição, no sábado, 06 de julho, em São Paulo.
Zamora é considerado um dos nomes mais influentes da Secretaria de Comunicação do Governo Federal (SECOM). Atualmente o secretário substitui o Ministro Paulo Pimenta, nos cumprimentos das agendas do ministério. A entrevista com as emissoras comunitárias, fez parte desses compromissos.
Ricardo Zamora defende que a informação deve ser cada vez mais democrática, sendo essencial regionalizar a comunicação e fomentar as rádios comunitárias, além disso, destaca que as emissoras exercem importante função na sociedade.
“As rádios comunitárias cumprem um papel na comunicação pública que ninguém pode cumprir, eu já era um entusiasta das rádios, agora sou ainda mais!”, declara Zamora.
A participação das rádios comunitárias
Radialistas e representantes das emissoras comunitárias da capital, quanto do estado paulista, participaram da coletiva. A conversa durou cerca de uma hora, tempo suficiente para os radiodifusores questionarem assuntos pertinentes à comunidade.
Neusa Ferrão, preside há 29 anos a Rádio Libertação FM, ressaltou que o trabalho das rádios comunitárias, apesar de difícil, atinge diretamente as comunidades locais.
“A gente vem se arrastando com muito sofrimento, mas sempre vitoriosos. O trabalho de rádio comunitária entra nas casas das pessoas e conhece de perto, as suas necessidades”, declara a radialista.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Commenti