top of page

O GOVERNO DE SÃO PAULO ACREDITA QUE A DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ DEPENDE DA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP.

  • forumfdc
  • Dec 29, 2023
  • 2 min read

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

 

A privatização da Sabesp é uma grande realidade na cidade de São Paulo. Dessa forma, o Governo Paulista espera arrecadar mais de 60 bilhões de reais com essa transição. Com as negociações avançadas, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS), agora lida com outra questão, que atravessa décadas e com uma solução, até o momento, não encontrada: a despoluição do Rio Tietê.

 

O governador, acredita e defende que para efetivar a despoluição do Rio Tietê, é necessário dedicar mais recursos que possam ser investidos em saneamento básico.

 

O Rio Tietê é um dos mais populares do Estado de São Paulo. Sua nascente está localizada em Salesópolis e possui quase 1200 quilômetros de extensão, passando por 61 cidades paulistas.

 

No começo de 2023, Tarcisio de Freitas, anunciou um projeto para despoluir o rio, com um investimento de quase 6 bilhões de reais para que o processo seja concluído até 2026. A diferença agora é que essa ação contará com a parceria de redes privadas envolvidas no trâmite, para que possa alavancar os investimentos e para que os trabalhos possam ser concluídos mais rápidos.

 

O governador, explicou um pouco mais sobre a despoluição e que depende das iniciativas de empresas privadas:

 

“Esta operação traz para nós a esperança de ter de fato, o Tietê despoluído que aí nós vamos atacar o eixo do problema: aquilo que é despejado no rio, não é tratado na cidade, em Guarulhos ou na capital. Vamos lembrar de que a Capital trata 83% em relação ao coletado e ao que não é coletado, nós temos muitas áreas irregulares que aqui não são alcançadas pelo saneamento básico. E o nosso objetivo é alcançar todas essas áreas. Então, a desestatização é um grande instrumento para prover essa despoluição, que é uma necessidade. Nós precisamos despoluir esses mananciais, despoluir o Tietê e os nossos reservatórios para que a gente possa ganhar nessas situações. Eu preciso aumentar a nossa resiliência hídrica e a nossa disponibilidade. E a privatização está muito no curso dessa tarefa e acreditamos que será possível alcançar isso”, afirma ele.

 

A qualidade imprópria de uso da água do rio Tietê atinge cerca de 160 quilômetros de extensão, que vai da nascente de Barra Bonita em São Paulo e chega  na hidrovia Tietê/Paraná.

 

No dia 18 de dezembro, a SABESP anunciou a aprovação de um investimento de quase 48 bilhões de reais, que integra o pacote de investimentos para a limpeza do Rio e que o programa se chamará: INTEGRA TIETÊ. Esse programa prevê 590 quilômetros de interceptores para coletar os dejetos , além de ampliação de 14 metros cúbicos por capacidade de tratamento.





A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page