top of page

Mais de 3000 mil árvores esperam ser podadas em São Paulo.

  • forumfdc
  • Nov 21, 2023
  • 3 min read

Reportagem: Caroline Rossetto



São Paulo está longe de ser a selva de pedra ou cidade cinza. Com mais de 100 parques e 95 praças espalhadas por todas as regiões, São Paulo é muito arborizada. Tão arborizada que quase 4000 árvores esperam pela realização de poda, manejo e conservação.


No último levantamento realizado pela Prefeitura de São Paulo, através do Sistema de Gerenciamento de Zeladoria, existem muitos pedidos de poda ou quase 3690 árvores. A solicitação mais antiga é de agosto de 2020, quando a cidade ainda estava sob decreto de quarentena imposto pela COVID-19.


O serviço de poda e manejo é realizado pela Enel. As Subprefeituras realizaram pouco mais de 21.000 serviços e a outra prestadora executou pouco mais de 15.000.


Árvores mal cuidadas podem ser um grande transtorno e perigo para a população, com riscos de quedas e tropeços para pessoas mais idosas, atrapalhando o caminho dos pedestres.


A cidade de São Paulo também tem árvores que estão plantadas fora de seu habitat natural. Em ambientes danificados, também se tornam um problema, com um crescimento desgovernado, danificando calçadas e a rede de energia elétrica e também, atrapalhando o trânsito.


O botânico da USP, Marcos Buckeridge, em entrevista as redes sociais de canais jornalísticos, explica como é perigoso não realizar a poda de uma árvore:


“Temos um plantel de árvores na cidade de São Paulo e está por volta de 650 mil. Então, sempre vão cair algumas. Não tem jeito de não caírem por essas condições. Mas, nós poderíamos podar melhor, tratar melhor essas árvores e principalmente não deixá-las com a idade muito avançada. Quando elas chegam em idade muito avançada, começam uma infecção lá embaixo, entre o tronco e a raiz e nessa infecção pode se transformar em uma infestação de insetos. Cada árvore tem o seu lugar. Dependendo do local, cabe uma árvores grande se não tiver fios atrapalhando, se ela estiver em uma praça ou em um parque. O que aprendemos é que cada árvore tem o seu lugar. Tem lugar que só cabe árvores menores. Tem que haver um planejamento onde vai se plantar, sem discrimiação que se a árvore é nativa ou exótica que não são muito interessantes para se colocar nas ruas ``. afirma ele.


Ainda em 2020, a Prefeitura de São Paulo fez um novo convênio para que o atendimento de poda ou remoção pudesse ser mais ágil e competente, com regras mais estabelecidas e adequadas aos manejos das árvores.


No último vendaval, com ventos a mais de 100 km, 125 árvores caíram, prejudicando toda a população, gerando cortes de energia que durou vários dias, tráfego intenso e prejudicando a passagem de pedestres. Os caminhões da Prefeitura esperaram dois dias pela empresa começar a fazer a remoção.


Os pedidos de poda, manejo e outros serviços em relação às árvores de São Paulo estão disponíveis pelo aplicativo 156 da Prefeitura da capital. A Subprefeitura da região encaminha o pedido para um engenheiro agrônomo que vai até o local avaliar as condições das árvores e dar um diagnóstico do que pode ser feito. Atualmente, o serviço de espera está em 60 dias.



A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page