MACHADO DE ASSIS É O TEMA DA 69a OCUPAÇÃO DO ITAÚ CULTURAL.
- forumfdc
- Dec 23, 2023
- 2 min read
Reportagem: Caroline Rossetto
Machado de Assis, talvez seja um dos maiores escritores literários que o Brasil já teve. Com obras muito à frente do seu tempo e que de alguma maneira, aborda a realidade de uma época e que traçando um panorama, condiz muito com a nossa realidade atual, o Itaú Cultural homenageia o autor de “Dom Casmurro” e outras obras em sua 69a Ocupação.
A mostra traz fotos, documentos importantes, manuscritos, vídeos, primeiras edições de livros, além da simulação de sua biblioteca pessoal, que é muito disputada pelos visitantes para tirar fotos ou fazer vídeos.
Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, no Morro do Livramento, em 1839 e lançou o seu primeiro livro “Crisálidas” em 1864 e desde então, construiu uma carreira bem diversa: escreveu desde contos à peças de teatro.
A escrita machadiana, famosa no mundo inteiro, feita em versos, serviu de inspiração para muitos escritores que vieram depois dele. A analista jurídica do Ministério Público, Ana Carolina visitou a mostra e nos contou sobre as suas impressões:
“A exposição do Machado de Assis está sendo muito interessante culturalmente, por que está nos colocando em cheque em quantos escritores negros nós já paramos para ler. Também está fazendo um compilado sobre todas as obras dele e principalmente as que ele foi citado não só no Brasil, mas mundo afora, né? Está sendo muito interessante reviver algumas obras clássicas como “Dom Casmurro” que eu acho que é muito importante para essas gerações futuras e que merecem serem lidas. Machado sempre me pegou muito por “Dom Casmurro" e alguns periódicos como “Espelho” também. Gosto muito de saber da biografia dele. Sempre tem alguma coisa que você se depara que não sabia da história rica do autor”, diz ela.
A mostra enfatiza a negritude do autor homenageado e que traz perguntas sobre quantos autores negros têm nas prateleiras dos amantes de uma boa leitura.
“Traiu ou não traiu?”. Essa é uma das maiores questões literárias feitas por fãs de literatura, em referência à Capitu, personagem principal de Dom Casmurro, levantando dúvidas sobre ter traído ou não, Bentinho, seu noivo. Essa é a prova de que as histórias de Machado continuam no imaginário popular e dialogam com a nossa rotina, pois continua muito atual e que a sua leitura segue vivíssima.
A Ocupação Machado de Assis está localizada na Avenida Paulista, 149 e a entrada é gratuita. Os horários de funcionamento são de 3as aos sábados: Das 11h00 às 20h00 e Domingos e Feriados: Das 11h00 às 19h00.
A mostra fica até 04 de fevereiro de 2024.
A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments