top of page
Search

Integridade da informação é pauta para o Grupo de trabalho do G20

O encontro debateu sobre discurso de ódio e desinformação em massa

 

Por Romulo Bonfim

 

Discurso de ódio, desinformação em massa e má utilização das tecnologias foram alguns dos assuntos debatidos no evento do grupo de trabalho de economia digital do G20. As propostas e sugestões produzidas nos encontros, deverão ser apresentadas na reunião do G20, prevista para acontecer, em novembro, deste ano, no Rio de Janeiro.

A integridade da informação e as possíveis ações para preservar a liberdade de expressão, foi defendida pelas autoridades e convidados que participaram dos inúmeros painéis, ao longo do encontro. O evento aconteceu em São Paulo.

O Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República,

Paulo Pimenta, esteve presente, em discurso, defendeu o direito da informação

confiável e precisa, além disso, Pimenta destacou que o Governo Federal

desenvolve ações de incentivos e investimentos, que fortalecem as TVs e as rádios comunitárias.

“ Vamos trabalhar um projeto com o Ministério da Cultura com a divulgação das

ações da Lei Paulo Gustavo, em parceria com as rádios comunitárias. Depois desse primeiro edital, pensaremos em outro, sempre como apoio cultural, considerando o que a lei estabelece”, comenta o Ministro.

 

Incentivo às Rádios Comunitária

 

O cadastramento das rádios comunitárias interessadas em veicular patrocínio sob forma de apoio cultural, aconteceu no mês de abril, deste ano. Segundo a SECOM (Secretaria de Comunicação), 760 emissoras comunitárias demonstraram interesse em participar do edital.

Para João Brant, Secretário de Políticas Digitais e organizador do evento, é preciso investir nas mídias comunitárias, para gerar conteúdo de qualidade. Além disso, priorizar a educação midiática dos jovens gera impactos positivos na identificação de notícias falsas.

“ As emissoras comunitárias precisam ter recursos para sobreviver e promover

jornalismo de qualidade”, afirma Brant.


A Central de Notícias da Rádio Dalila é uma iniciativa do Projeto “O MOVIMENTO HIP HOP E AS RÁDIOS”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

Comments


bottom of page