Search

GRAFITES DÃO NOVA VIDA AO BECO DA PENHA

O Colégio Objetivo em parceria com a Subprefeitura realizou ações de revitalização no famoso beco.

REPORTAGEM DE CAROLINE ROSSETO


No último dia de novembro de 2021, ocorreu uma ação, organizada pela Subprefeitura da Penha,a Escola Objetivo da Penha, o Sebrae e o Coletivo Cultural CCCU, em um dos becos de passagem mais importantes da Penha.


No evento, houve plantio de mudas, trocas de luminárias e a renovação dos grafites para compor o visual. O local, que não era bem cuidado antes, se tornou um lugar acolhedor, colorido e com a presença de um restaurante e um pequeno café para encontros.

Os alunos do Colégio Objetivo também participaram da ação, que foi liderada pela professora de Artes, Maria Claudia Campoy.


“Resolvemos fazer um projeto que explorasse esse lado de artes em ambientes que eles pudessem sentir-se protagonistas. Eles abraçaram essa ideia e fizeram a pesquisa da parte histórica do bairro”, afirma a professora.


Os estudantes puderam vivenciar o grafite na prática. Um dos propósitos de ações como essa, é fazer os jovens perceber o quanto é importante exercer a cidadania e através da arte, o quanto a vida de alguém pode ser transformada.


“A arte sempre vai ser transgressora. Ela provoca um olhar diferente. Na questão do Beco, queria tirar essa ideia de que era uma passagem perigosa.A arte traz a beleza não só por si própria, mas esse belo vem mostrar que um espaço pode ser apropriado.” conclui.

Futuramente, a instituição em parceria com a SUB Prefeitura, tem planos de incentivar os alunos a continuarem participando de novas ações sociais, através da arte e do meio ambiente.





Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo