top of page
Search

COM SAMBA ENREDO FARAO BAHIA, NENÊ DE VILA MATILDE APOSTA NA VOLTA AO GRUPO ESPECIAL DO CARNAVAL

A Nenê de Vila Matilde entra na avenida para voltar a pertencer ao grupo especial que sempre foi seu lugar. Dentro de sua tradição de sempre trazer temas afro a Nenê traz Faraó Bahia




Quem dá mais detalhes é o carnavalesco Fábio Gouveia:


“Nós abrimos o Carnaval com a conclamação dos deuses.Alô do Mário, Deus supremo, abre as portas do universo e ao som do tambor do olodum, ele convoca esses deuses do Egito para baixarem na Bahia, no encontro entre o som do tambor baiano, o tambor dos das casas de candomblé e o tambor das festividades baianas.


E aí nós viajamos a partir daí, ao chegar a Salvador e vamos de encontro aos blocos afros que foram surgindo a partir daí. E nos encontramos com o primeiro bloco afro da cidade de Salvador e do Brasil que é o IMEI. A grande resistência preta, né? Que faz história e canta a sua ancestralidade.


Partindo daí, nós vamos para a luta pela paz, pela a guerra homens que se veste de branco que são que é o bloco cílios gigante que vai as ruas vestidos de branco pra pedir paz pelo fim da intolerância religiosa, o preconceito, o racismo tudo aquilo que nós já estamos cansados de falar.


É o enredo complexo, o enredo que tem as suas vertentes pautadas na cultura deste povo, mas também no empoderamento negro. Nós fazemos esse encontro, através desses blocos, o encontro da Nenê. A Nenê elaé parte fundamental da manutenção e tradição de todos esses costumes negros. Então, ela vai de encontro.”


A Central de Notícias da Rádio DALILA é uma iniciativa do Projeto "Semente Crioula" e a Cultura Popular da Zona Leste. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

bottom of page